6º Festival Internacional de Cinema de
Vila Nova de Foz Côa


Auditório Municipal de Foz Côa

Programação

CINECÔA


O cinema volta a invadir o Vale do Côa, numa mostra de filmes de várias épocas e géneros. O Cinecôa leva até ao público o que de melhor se faz nos restantes festivais de cinema.

O festival promove vários projetos cinematográficos, cuja primeira edição foi em 2012.

Em 2015 o Cinecôa foi assim:

LER MAIS
3

Dias

31

Filmes

14

Países

PROGRAMAÇÃO


17 Novembro 2016 (Quinta-Feira)
9:15h e 10:45h
Espaço Juvenil –No Mundo da Animação 1
"Lila" - de Carlos Lascano | Argentina (9 min)
"Um gato sem nome" - de Carlos Cruz | Portugal (15 min.)
"Navegar" - de Helena Caspurro, Carlos Silva, Pedro Almeida | Portugal (5 min.)
"O circo" - de Coletivo Avanca | Portugal (7 min.)
"A árvore" - de Sare Shafipour | Irão (5 min.)
"O Milagre" - de Francisco Lança | Portugal (4 min.)
"A minha casinha" - de Maria Raquel Atalaia | Portugal (7 min.)
"Caçador de borboletas" - de MinYu Chen | Taiwan (19 min.)
Sinopse
"Lila" - Sempre com o caderno de desenhos, Lila vai pelo mundo convencida que tem o poder de torná-lo melhor. Sentada num bar, descansando num parque ou andando pela rua, ela traça as linhas que preenchem a magia perdida por aqueles que a rodeiam.
"Um gato sem nome" - Conta-se a história do aniversário de uma menina que queria ser mosca para saber por antecipação as prendas que a família se preparava para lhe dar.
"Navegar" -Um conjunto de desenhos esboçados pela mão da própria autora e intérprete, Helena Caspurro, aquando os seus 5 anos de idade, revela-nos, ao som de uma canção de amor, que a razão de ser é um movimento perpétuo e translúcido no ciclo da existência. Pelo amor se nasce. Nele se gera e recria a nossa história enquanto poetas e criadores de vida.
"O circo" - Um divertido dia no circo... contado e animado por um coletivo de crianças da Escola E. B. 2, 3 de Avanca.
"A árvore" - História sobre uma mulher e uma árvore, ambas ligadas a uma terra.
"O Milagre" - Um funcionário público numa repartição decadente é incomodado com frequentes telefonemas sobre um tal de Jesus. Alertado por um barulho vindo do corredor irá ter uma revelação que mudará para sempre o curso da sua vida...ou não.
"A minha casinha" - Era uma vez uma menina que vivia no mundo da lua e era muito distraída. Um dia resolveu deixar a sua lua e procurar uma casinha.
"Caçador de borboletas" - É uma tradição de família, dos caçadores de borboletas, finalizar os seus quadros destes insetos. No entanto, à medida que o tempo passa, o meio ambiente altera-se bastante e as florestas começam a desaparecer rapidamente, provocando consequentemente a extinção deste ser vivo. Como podem estes caçadores de borboletas realizarem a sua tarefa para cumprir a tradição?
14:00h
Curtas/Longas Metragens
"Dias intranquilos" - de Latifa Said | França (30 min) | 2016
"Afinando Pessoas, Pássaros e Flores"de Luís Margalhau | Portugal (65 min) | 2016
Sinopse
"Dias intranquilos" - A história de Fadila, uma cantora de cabaré que fugiu de Orã depois de ter sido ameaçada de morte por fundamentalistas religiosos. Argélia em plena guerra civil. Fadila chega a Aubagne, perto de Marselha, e vai até à casa de uma das suas amigas. Mas a sua amiga já não vive lá, pelo que vai andando pela aldeia onde não conhece ninguém, até que encontra um legionário que também viveu alguns anos na Argélia.
"Afinando Pessoas, Pássaros e Flores" - Abra os ouvidos e Escute. À sua volta e dentro de si. Procure o canto dos pássaros, o rumor das canas, o murmúrio da água, o gemido dos elétricos na calçada velha, o assobio do amolador nas vielas, um piano numa fábrica antiga, a canção que a sua avó lhe cantava. Paulo Maria Rodrigues faz-se, pelo seu trabalho, um empreendedor de sonhos: com uma formação multidisciplinar da Agronomia à Engenharia Genética, passando pela Royal Academy Music, ele desperta na criança, por meio da arte, a recetividade para o mundo envolvente e a consciência da versatilidade da comunicação. Porque linguagem não é apenas falar e falar não se faz só por palavras, a arte de Paulo Maria Rodrigues é o princípio da viagem por formas, cores e sons para um universo de infinitas possibilidades.
18:00h
Curtas/Longas Metragens
“Galope” de Raquel Felgueiras | Portugal (1 min) | 2015
“A Ilha de Perejil” de Ahmed Boulane | Marrocos, Espanha (82 min) | 2016
Sinopse
"Galope" - História galopante da imagem em movimento. No começo foram os desenhos rupestres...

"A Ilha de Perejil" - Com Abdellah Ferkous, Issa N’diaye, Bouchra Ahrich, Rosario Prado, Miguel Hermoso, Hans Richter. Argumento de Ahmed Boulane, Carlos A. Domínguez, Réda A. El Achir, Dana Schondelmeyer, fotografia de Giovanni Brescini, música de Phillipe Gomez, Louis Manceaux, montagem de Laurent Dufreche, produção de Ahmed Boulane, Antonio P. Pérez, Dana Schondelmeyer.
Ibrahim, um soldado marroquino, é enviado a uma ilha deserta ao longo da costa Mediterrânica de Marrocos para monitorizar os movimentos de traficantes e imigrantes ilegais. Um dia Ibrahim encontra um homem subsariano, Mamadou, na praia. Enquanto o par improvável tenta sobreviver na ilha minúscula, eles inadvertidamente provocam um incidente diplomático que se torna uma crise militar regional.
21:00h
Abertura
Altamira - de Hugh Hudson | Espanha, RU, França (97 min) | 2016
apresentado pelo realizador Hugh Hudson.
Sinopse
No final do século XIX, o jurista espanhol Marcelino Sanz de Sautuola seguiu a filha de oito anos para dentro da Caverna de Altamira, na sua propriedade em Cantábria. Foi ela que o fez reparar nas pinturas rupestres que lá havia e foi a primeira vez que alguém encontrou algo do género. A descoberta causou enorme polémica no mundo, indo contra as conceções da fé, da ciência e da história, numa altura em que se achava que os homens pré-históricos não tinham capacidade para fazer tal coisa.
18 Novembro 2016 (Sexta-Feira)
9:15h e 10:45
Espaço Juvenil – No Mundo da Animação 2
"A beira" - de Alexandra Averyanova | Rússia (12 min.)
"A Nau Catrineta" - - de Artur Correia | Portugal (4 min.)
"Zé e o Pinguim" - de Francisco Lança | Portugal (10 min.)
"Foi o fio" - de Patrícia Figueiredo | Portugal (5 min.)
"Palui" - de Helena Caspurro, Carlos Silva, Pedro Almeida | Portugal (5 min)
"Lágrimas de um palhaço" - de Cláudio Sá | Portugal (6 min.)
"Asas de Pedra" - de Francisco Cerchiara Montero, Sofía Florencia Gariazzo | Argentina (6 min.)
"Artista de rua" - de Mahmud Hindawi | Jordânia (7 min.)
"A felicidade mora aqui" - de Gladys Mariotto | Brasil, Portugal, São Tomé e Príncipe (15 min.)
Sinopse
"A beira" - Uma idosa vive numa pequena estação de comboios. Não há nada que viva a quilómetros à volta. Todos os dias, desde há muitos anos, ela faz a ronda para controlar os carris. O único acontecimento na vida desta mulher é um comboio que passa pela sua estação sem parar.
"A Nau Catrineta" - Canção muito popular que se tornou um ícone da aventura Portuguesa em mar aberto. Obra que se inscreve nas tragédias marítimas da história Portuguesa durante os Descobrimentos, para além de mostrar as crenças cristãs profundas dos nossos marinheiros.
"Zé e o Pinguim" - O Zé é uma criança que vive atormentada pelas contínuas discussões dos pais, tendo como único amigo um pinguim de pelúcia que ganha vida quando estão sozinhos.
"Foi o fio" - A história envolve três mulheres. Uma mulher novelo, uma velha mulher que passa os dias a olhar pela janela e uma vendedora de roupa caída dos estendais, estão unidas por um fio. As três conduzem as ações de outras personagens e o inevitável destino de uma mulher com o marido às costas.
"Palui" - Paluí, uma palavra inventada, é uma viagem pelo imaginário da infância, para os adultos, podendo ser assim visualizado num filme feito da animação de um conjunto de desenhos que um grupo de crianças dos 4 aos 12 anos de idade construiu a partir da audição e leitura desta obra. Afinal, sobre o Paluí … só se chega lá por toque e de ouvido. Se queres saber o que é o Paluí … põe o teu dedo aqui. Aqui!
"Lágrimas de um palhaço" - Um velho palhaço preso na rotina procura o caminho da liberdade.
"A minha casinha" - Era uma vez uma menina que vivia no mundo da lua e era muito distraída. Um dia resolveu deixar a sua lua e procurar uma casinha.
"Asas de Pedra" - Kid é uma menina de uma cidade, aterrorizada por um monstro dos bosques. Mas um dia, cansada de viver isolada, decide fugir.
"Artista de rua" - Um velho artista que, apesar do seu incrível talento, está desiludido e precisa de inspiração.
"A felicidade mora aqui" - De que forma uma aula de filosofia sobre a felicidade, segundo Aristóteles, pode ser entendida em três escolas diferentes, de três continentes diferentes? Crianças entre 10 e 12 anos, de Portugal, Brasil e São Tomé e Príncipe.
14:00h
Curtas/Longas Metragens
"A náusea" de David Gonzalez, João Peixoto, Tiago Machado | Portugal (5 min) – UTAD | 2016
"Rasgar o passado" de Cláudio Jordão, Luís Diogo, João Costa, José Miguel Moreira | Portugal (90 min) | 2016
Sinopse
"A náusea" - O desagrado com que o homem vive em ter de realizar uma experiência audiovisual, transforma o seu estado num completo circo de depressão, onde observa a sua degradação refletida nos espelhos.
"Rasgar o passado" - com Ana Moreira, Diogo Morgado, João Melo, José Pinto, Rui Oliveira, Margarida Carvalho, Margarida Carvalho, Teresa Chaves, Valdemar Santos. Há sempre um passado em cada novo ato de vida.
Valerá a pena mantê-lo assim tão presente?
Valerá a pena procurar Igor Chamada e o seu “Projeto da felicidade?
Valerá a pena procurar a tal gruta de que reza a lenda que cada mulher infértil que lá entra, de lá sai grávida?
Terá sentido suspeitar que aquele vagabundo pode ser o pai que ela nunca conheceu?
Sobretudo se reza a História, que tudo começou com uma Grande Explosão.
A questão é... porquê?
18:00h
Curtas/Longas Metragens
"Necropolis" de Kostyantyn Stepanskyy | Portugal (10 min) | 2016
"Amanhã, depois da guerra" de Christophe Wagner | Luxemburgo (106 min) | 2015
Sinopse
"Necropolis"Os últimos instantes da vida de uma criança. A ação é localizada na cidade do Porto, destruída, como representação do seu estado físico e psicológico. O desenrolar da história é uma metáfora à sua mente demente.

"Amanhã, depois da guerra" 1945. Jules a para casa depois de ter lutado na resistência francesa. Ele tenta reconstruir a sua vida num país devastado por quatro anos de guerra. Quando a sua namorada é encontrado morta em casa de uma família de agricultores alemães, para quem ela trabalhava, Jules, contratado como polícia, participa na investigação policial. A sua procura da verdade corre rapidamente contra o esforço para enterrar as sombras dos anos da ocupação.
21.00h
Música de Cinema (120 min)
"Nosferatu" Cine Concerto
com a Orquestra do Norte
19 Novembro 2016 (Sábado)
15:00h
Curtas/Longas Metragens
“Sendas”de Raquel Felgueiras | Portugal (5 min) | 2016
“Lua em Sagitário”de Marcia Paraíso | Brasil (100 min) | 2016
Sinopse
"Sendas" Como escapar e sobreviver a experiências traumáticas? Uma mulher e dois irmãos dão-nos duas narrativas paralelas das suas viagens emotivas e regenerantes.
"Lua em Sagitário" - Ana tem 17 anos e vive numa pequena cidade na fronteira do Brasil com a Argentina, um lugar sem sinal de telemóvel, sem internet banda larga e sem opções de lazer. O seu refúgio é "a caverna", um misto de lanhouse e sebo de livros e discos, tocada pelo misterioso argentino LP. É la que Ana conhece e se apaixona por Murilo, um amor proibido que a faz fugir na aventura de cruzar o estado de moto para participar num festival musical.
17:00h
Curtas/Longas Metragens
“Landing” de Filipe Martins | Portugal (16min) | 2016
“Óculos escuros” de Jessica Rodríguez | Cuba (95 min) | 2015
Sinopse
"Landing" - Personagens metafóricas cruzam-se numa história contada através dos gestos, dos corpos e dos lugares.
"Óculos escuros" - Mário esconde-se na casa de Esperanza fugindo da polícia. A mulher, cega, decide contar histórias a Mário de modo a manter-se a salvo dele. As mulheres das suas histórias, tal como ela, escondem segredos obscuros.
21:00
Homenagem a António Pedro Vasconcelos
“Amor impossível”de António Pedro Vasconcelos | Portugal (125 min) | 2015
Concertode Patrícia Vasconcelos
Sinopse
"Amor impossível" - com Victoria Guerra, José Mata, Soraia Chaves, Ricardo Pereira, Maria D’Aires, Lia Carvalho, Carlos Malvarez.
Argumento de Tiago R. Santos, fotografia de Miguel Sales Lopes, música de José M. Afonso, montagem de Pedro Ribeiro, casting de Patrícia Vasconcelos, produção de Tino Navarro.
Cristina desapareceu. Tiago, o seu namorado, afirma que ela foi raptada, mas é uma história em que Madalena e Marco, os dois investigadores da Policia Judiciária responsáveis pelo caso, têm dificuldade em acreditar. Ao seguir as pistas que antecederam o crime, “Amor Impossível” caminha entre duas narrativas paralelas:
- a de Cristina, uma jovem que busca um amor total e sem limites;
- e a de Madalena, uma mulher que, ao investigar o desaparecimento, é confrontada com as insuficiências da sua própria relação.

Press


Cinecôa e o Imaginário Rupestre - O Festival Internacional de Cinema de Foz Côa – Cinecôa regressa em 2016 com um cartaz diversificado e pensado para diferentes públicos. De 17 a 19 de Novembro...LER MAIS

 


Hugh Hudson vai conhecer as gravuras do Côa
O realizador inglês Hugh Hudson não resistiu ao convite lançado pelo Cinecôa e vai apresentar o seu mais recente trabalho – “Altamira” – num festival que tem vindo a projectar a região do Douro e o Vale do Côa como destinos cinematográficos. De 17 a 19 de Novembro, o Cinecôa vai exibir 31 filmes de 14 países, o que se traduz em mais de mil minutos de cinema no auditório municipal de Vila Nova de Foz Côa...
LER MAIS

 


Cinecôa – Festival Internacional de Vila Nova de Foz Côa
O cinema está de regresso a Vila Nova de Foz Côa, entre 17 e 19 de Novembro, com mais uma edição do Festival Internacional de Cinema de Foz Côa – Cinecôa. No ecrã do auditório municipal, serão projectados 31 filmes, produzidos em 14 países...LER MAIS

 

 

 

 

"Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação." - Charles Chaplin

 

 

 

 

 

Organização

municipio foz coa    vila nova foz coa

-----------------------------------------

 

Parceiros


Um agradecimento especial a todos os parceiros.

cinebox
filmografo
notify
cinemundo
rtp 2 0
rtp3

Contactos


Morada

Auditório Municipal de V. N. Foz Côa
Av. Cidade Nova 2
5150-566 Vila Nova de Foz Coa

Telefone

+351 279 760 400

Site

www.cinecoa.pt

Main Menu